sábado, 14 de maio de 2011

Encontro de Jesus com Simeão



"...meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel."

Leia aqui a passagem bíblica correspondente (Lc 2, 27-35)

Sempre que leio esta passagem bíblica imagino como esta cena deve ter sido significativa para o velho Simeão. Consigo até imaginar que naquele dia, muito provavelmente, havia muitas pessoas no Templo de Jerusalém. Muitos sacerdotes, muitos levitas. Mas foi aquele homem simples e pobre, o idoso Simeão, quem primeiro viu o Menino Jesus chegar com seus pais. Simeão era um homem que praticava sua religião e ia sempre ao Templo. Ele esperava pelo Messias prometido por Deus. Diz o texto bíblico que, naquele dia, dirigiu-se para lá movido pelo Espírito Santo. E então, eis que ele tem a visão do Menino, nos braços de sua mãe. É muito fácil imaginar como seu rosto se iluminou... Imagine o sorriso em seu lábios e o brilho em seu olhar! E como Maria era uma pessoa muito atenta a tudo, a expressão do rosto de Simeão não lhe passou desapercebida. Ela percebeu a emoção daquele homem, e diante da ternura em seus olhos, ela gentilmente colocou o Menino Jesus nos braços dele, partilhando, assim, com ele a alegria da presença daquele pequenino Ser.

Que dia cheio de alegria e luz! É assim que ficamos quando temos um encontro com Jesus: nossas esperanças são renovadas e ficamos cheios de paz. O velho Simeão, já no final de sua vida, acolhe nos braços a Luz do Mundo... e seus olhos refletem essa luz que nasceu para a salvação de todos os povos. A luz em seus olhos era, nada mais, nada menos, do que resplendor da Glória de Deus. Suas orações sempre foram para que esse dia se realizasse: ele rezava por isso todos os dias, e sabia que, naquele bebezinho em seus braços já trêmulos, que ele contemplava com seus olhos cansados, vinha para cumprir as promessas de Deus e realizar as esperanças do povo de Israel.

Deixemos também que o Espírito Santo nos guie para um verdadeiro encontro com Jesus. E, como Simeão, abramos os nossos braços cansados para acolher Jesus... carinhosamente. E assim ele vai entrar em nosso coração, povoando nossos pensamentos e sentimentos. Que nossos olhos, tantas vezes sem brilho diante das agruras deste mundo, possam se abrir para a Luz que não se apaga... Depositemos no rostinho do Menino um beijo carinhoso... e certamente, nesta hora, suas pequenas mãozinhas vão afagar nosso rosto...